Veja como transformar uma empresa em uma Rede de franquias
É cada vez maior o número de empresários de COSMOPOLIS que buscam saber como transformar uma empresa em franquia para aproveitar o crescimento gigantesco que este segmento vem apresentando nos últimos anos.
O franchising é cada vez mais visto como uma das alternativas para a expansão de um negócio sem ter que recorrer ao investimento de capital próprio ou aos proibitivos empréstimos bancários.
Entre as vantagens de transformar uma empresa em COSMOPOLIS em um franquia está a diluição do risco. Quando você investe sozinho na expansão de uma rede de lojas, o risco é todo seu. Já no sistema de franquias, esse risco é dividido com os franqueados.
Outra vantagem que os empresários que buscam informações sobre como transformar uma empresa em COSMOPOLIS em franquia estão atrás é no que diz respeito à gestão do negócio.
Quando você é diretamente responsável por todas as questões administrativas de um negócio, todas as responsabilidades recaem única e exclusivamente sobre você. No sistema de franquia, essa responsabilidade é compartilhada com os franqueados.
Para os franqueados as vantagens também são muitas. Começar um negócio do zero é muito mais difícil do que partir de um patamar pré existente onde a experiência acumulada anteriormente pelo franqueado cria uma base que reduz sensivelmente a curva de aprendizado de qualquer negócio.
O passo a passo para transformar uma empresa em franquia
O processo de formatação de uma franquia é extenso e deve ser revestido de todo cuidado possível para que esse novo desafio se concretize.
- Análise da situação legal da empresa
- Planejamento do processo de formatação da franquia
- Elaboração do plano de expansão da rede
- Sistematização dos processos para os franqueados
- Elaboração dos contratos da franquia
- Venda da franquia
- Seleção dos franqueados
Além de muita pesquisa, o novo empreendedor do segmento de franquias pode também buscar suporte junto a Associação Brasileira de Franchising – ABF, que oferece apoio aos empresários através de cursos e palestras.
Existe também a opção de contratação de consultorias especializadas no processo de transformação de empresas em franquias.

Examinando as questões legais
Para transformar uma empresa em franquia, antes de qualquer outra ação você deve se certificar que todas as questões legais que envolvem este processo estejam devidamente acertadas.
Uma das principais preocupações diz respeito ao registro da marca, pois para se transformar em franqueador, é necessário que você detenha a propriedade da marca, o que se dá somente se você tiver ela registrada no INPI. Para ajudá-lo neste caminho leia o artigo Como Registrar Uma Marca no Brasil.
Planeje a transformação da sua empresa em uma franquia
A primeira coisa a ser feita no processo de transformação de uma empresa em franquia é a elaboração de um plano de negócio detalhado sobre tudo que envolve essa transformação, principalmente os aspectos que dizem respeito ao planejamento financeiro, tanto do ponto de vista do franqueador quanto do franqueado.
Neste planejamento deverá constar todas as taxas que serão praticadas, como a taxa de franquia, royalties e outras.
Além disso, é preciso deixar bem claro o fluxo de caixa esperado para as franquia e o prazo de retorno do investimento inicial do franqueado.
Plano de expansão da franquia
Feito o planejamento inicial é preciso definir qual será o plano de expansão da franquia, as cidades ou regiões onde serão instaladas as franquias, principalmente no início do projeto, pois do seu sucesso depende o crescimento da rede.
Independentemente de serem unidades próprias ou de franqueados externos, as primeiras unidades abertas funcionaram como verdadeiros cartões de visita da nova franquia e serão responsáveis por disseminar o conceito na região e trazer novos investidores para o negócio.

Sistematização dos processos
Quanto você pensar em como transformar uma empresa em franquia, você deverá pensar ao mesmo tempo em que tipo de vantagem o franqueado terá. A resposta é simples: Aquisição de know how.
É justamente por essa razão que é preciso criar os manuais de operação da franquia, com detalhamento de todos os processos, indo desde a instalação até o funcionamento no dia a dia.
O franqueado busca por um negócio que ele não tenha que começar do zero, ou seja, ele conta com a experiência adquirida pelo franqueador.
Para isso é necessário treiná-lo e orientá-lo de forma passar o máximo de informação possível sobre os meandros do negócio. Uma franquia, em última instância, é um processo de transferência de tecnologia.
Elaboração dos contratos
Uma das partes mais importantes da transformação de uma empresa em COSMOPOLIS em franquia está na elaboração dos contratos que irão reger as relações entre franqueador e franqueados. Uma franquia sem instrumentos jurídicos de controle é uma franquia destinada ao caos.
O principal documento desses contratos é a Circular de Oferta de Franquia – COF, onde deverão estar presentes informações a respeito da organização da franqueadora, da situação legal da marca, financeira da empresa, investimentos que o franqueado deverá fazer, pagamentos que deverá fazer, e outros detalhes.
Vendendo a franquia
Superadas estas etapas iniciais é hora de vender a franquia. Saber como transformas uma empresa em franquia é uma coisa, saber como oferecê-la a potenciais empreendedores é outra coisa totalmente diferente.
Os melhores canais para a divulgação da nova franquia são feiras de negócios, seminários e palestras e também os sites especializados neste segmento de econômico.
Revistas especializadas como a PEGN, por exemplo, também são ótimas plataformas de divulgação.
Para vender bem, sua franquia precisa passar profissionalismo e propósito aos novos investidores. Lembre-se que este é um mercado cada vez mais competitivo e várias outras franquias estarão disputando a preferência dos novos empreendedores.
Selecionando os franqueados
Essa é a etapa mais crítica do processo. Um franqueado precisa ser muito mais do que um mero investidor, ele precisa ser um parceiro da franquia, alguém que esteja disposto a vestir a camisa da marca e crescer junto com ela.
Talvez antes mesmo de se perguntar sobre como transformar sua empresa em uma franquia o questionamento deva ser onde encontrar gente para fazer parte de uma equipe e não apenas dos lucros.
O processo de seleção de franqueados deve buscar por empreendedores com o perfil de quem incorpora o espírito do negócio, seus princípios e ideais.
Uma boa opção para quem deseja ingressar no mundo do franchising é a participação em um treinamento específico para esse propósito como o Curso Como Transformar Sua Empresa em Uma Franquia oferecido pela equipe do CPT.
Conheça o Curso para Formatação de Franquias
Esse Cursos contém o Kit de MANUAIS EDITÁVEIS COMO CRIAR UMA REDE DE FRANQUIAS foi criado EM MÓDULOS, Com Os Mais Importantes Aprendizados sobre como criar OS MANUAIS DE FRANQUIAS.
Neste Módulo Completo estou transferindo todo Know-How para Você Transformar Negócios em Franquias ou se Tornar um Consultor de Franquias, porque sei que este é um sonho de muitos profissionais e empreendedores.
Encurtei os seus caminhos, poupei o seu dinheiro evitando a sua necessidade de contratação de empresas de consultoria especializada, matrículas em cursos, palestras, treinamentos, workshops, webnars, congressos e feiras.
Poupei o seu tempo em participação de reuniões infindáveis para transferência de informações sobre o seu negócio e inevitável afastamento da sua atual atividade profissional que demanda um custo indireto difícil de mensurar.
Você pode ainda se tornar um consultor de franquias [LUCRAR MUITO] neste mercado que é extremamente virtuoso e com o nosso material você vai ficar devidamente capacitado.
Vale a pena transformar a minha empresa em uma franquia?
1. Velocidade de crescimento
Para uma empresa que possui um produto/serviço inovador, crescer pode ser uma tarefa difícil caso não haja o investimento necessário para realizar a expansão.
Dessa forma, há o risco de a concorrência engolir a empresa utilizando o próprio conceito apresentado.
Com o sistema de franquias, uma empresa pode garantir seu espaço no mercado com mais agilidade, já que o franqueado será o administrador e investidor dessa nova unidade.
2. Capital para expandir
Um dos maires desafios para micro, pequenas e médias empresas é conseguir capital para realizar a expansão.
Como, no modelo de franquias, o franqueado é o financiador de todos os custos da nova unidade, o empresário consegue capital para expandir e replicar o seu modelo de negócios em outras regiões/para outro público.
Com isso, a empresa poderá crescer sem o risco de adquirir dívidas ou ter grande prejuízo caso a unidade não vá para a frente.
3. Gestão motivada
Ninguém melhor do que um franqueado para gerenciar uma unidade da sua empresa. Isso porque o gerente, nesse caso, tem interesses mútuos em relação ao sucesso da franquia, já que o investimento parte do seu bolso.
No modelo tradicional, além de a implementação de uma nova unidade ser mais cara, a procura pelo gerente ideal é cara e geralmente não surte o efeito desejado, pois corre o risco de o funcionário atuar em outra empresa.
Além disso, ao assinar o contrato, o franqueado assumirá um compromisso a longo prazo, o que gerará mais segurança em relação à nova unidade.
O resultado é uma gestão de melhor qualidade e também melhor qualidade operacional, já que o franqueado tem como responsabilidade coordenar todos os processos de sua franquia.
4. Aumento da rentabilidade da empresa
Como não é necessário contratar colaboradores, a equipe da empresa matriz costuma ser enxuta. O dia a dia da unidade é supervisionado pelos próprios franqueados, não sendo necessário contar com um gerente para realizar essa operação.
5. Riscos menores
Diferentemente do modelo tradicional, o empresário encontrará menos riscos no franchising porque, seguindo o modelo tradicional das franquias, o franqueado tem toda a responsabilidade sob o investimento.
É ele o responsável pelo pagamento de todos os materiais, recursos humanos e tudo o que for necessário para fazer a sua unidade operar.
Somado ao fato de que os franqueados serão gestores apaixonados por seus negócios, os riscos são menores ainda.
Para quem deseja ampliar os negócios, transformar uma empresa em franquia pode ser a estratégia certa para a situação. Contudo, é importante fazer uma análise para verificar se o modelo de negócios da sua empresa é franqueável.
Conheça as vantagens e desvantagens desse sistema de negócio
Vantagens
Iniciar um negócio contando com a credibilidade de um nome ou marca já conhecida no mercado
Como o franqueador dispõe de um cadastro financeiro respeitável, o franqueado pode usufruir de descontos nos preços, de prazos mais longos e de pagamentos em condições especiais.
O franqueado terá também a possibilidade de tirar proveito da vantagem competitiva de seu franqueador, uma vez que seus produtos e/ou serviços já foram testados no mercado.
Contar com o apoio do franqueador
As chances de um franqueado obter sucesso em seu negócio utilizando-se do sistema de franquia formatada são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente.
O franqueador já possui uma rede própria de distribuição e o sucesso da marca foi fortalecido após vários testes de produtos.
Além disso, o franqueado recebe orientação e treinamento do franqueador, que tem interesse em zelar pelo seu nome/marca.
Existência de um plano de negócio
Na maioria das vezes, o pequeno empreendedor independente não dispõe de tempo e habilidade para prever fatos político-sociais e econômicos que possam afetar o seu negócio.
É bom poder contar com o apoio de um franqueador competente, podendo instalar e expandir com menor risco financeiro.
Maior garantia de mercado
O franqueado poderá aproveitar a vantagem competitiva de seu franqueador, que já testou seus produtos e marcas no mercado.
Além disso, planejou a sua expansão e é conhecedor do perfil dos clientes. O franqueador também possui informações relevantes com relação ao processo de melhor produzir e/ou vender e às estratégias de seus concorrentes.
Melhor planejamento dos custos de instalação
Numa franquia formatada, o franqueador calculará e informará o custo a ser rateado com os outros franqueados ao fornecer o projeto arquitetônico e as plantas de engenharia de construção, executar a fiscalização da obra e especificar máquinas e equipamentos.
Dessa forma, oferece o apoio necessário à construção e instalação da nova unidade, tomando por base os custos de sua unidade-padrão.
Geralmente, num negócio independente, os custos de instalação fogem completamente da previsão, causando enormes problemas de fluxo de caixa ao empreendedor.
Economia de escala
Os custos de propaganda serão rateados entre os franqueados da rede, com isso, haverá uma redução substancial nos investimentos e, ainda, será possível melhorar a qualidade da propaganda.
Além disso, existe a vantagem relacionada aos preços obtidos por uma central de compras da rede e ao investimento nos ativos fixos – como máquinas, equipamentos e instalações –, que também sofre uma redução pela quantidade necessária.
Independência jurídica e financeira
Apesar da autonomia não ser total, o franqueado possuirá independência jurídica e financeira em relação ao franqueador.
A empresa do franqueado terá sua própria razão social, sendo uma pessoa jurídica distinta, e todas e quaisquer operações financeiras serão de responsabilidade individual dessa empresa.
Possibilidade de pesquisa e desenvolvimento
O custeio da pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e/ou aperfeiçoamento daqueles já existentes, caberá inteiramente ao franqueador, que os testará em suas unidades antes de lançá-los na rede.
Desvantagem
Pouca flexibilidade
Nos sistemas de franquia formatada, os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes.
O objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio.
O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede.
O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador.
Risco de ocorrência de falhas no sistema
Ao selecionar uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio acarretando problemas operacionais no futuro.
Poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato, como atraso na entrega de produtos e equipamentos, deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista e perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados.
Os serviços inicialmente garantidos pelo franqueador também podem ser ineficientes ou até mesmo inexistentes.
Localização forçada
Apesar da possibilidade do franqueado de dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos casos, a determine.
Muitas vezes, mesmo se o franqueado possuir um bom imóvel para a sua instalação, o estudo feito para localização da unidade franqueada pode indicar que o local não é apropriado para o negócio.
Veja como Formatar sua Franquia em COSMOPOLIS
Você conheceu todas as vantagens e desvantagens de ter uma rede de Franquias em COSMOPOLIS
Clique aqui para ter Acesso ao Curso e Comece Ainda Hoje