Geomarketing, ou Marketing Geográfico, é uma abordagem ao Marketing que permite a adaptação do Marketing-mix ao modo como o Mercado se organiza no espaço, ou seja, permite a análise das variáveis relevantes para o Marketing através da visualização desses dados em mapas geográficos.

O Geomarketing permite a uma empresa conhecer melhor o seu Mercado, potenciando melhorias no seu desempenho através da adaptação do Marketing-mix a cada segmento de Mercado identificado e delimitado geograficamente e reconhecer quais os locais de maior potencial de consumo de um produto ou serviço. (ver Segmentação).

 

Análise de Geomarketing

A análise de informação de Marketing sob a forma de mapas tem como principal vantagem um aumento substancial de eficácia na tomada de decisões de Marketing, dado possibilitar uma análise mais rápida, intuitiva e prática de informação complexa.

Este aumento de eficácia na análise resulta da maior facilidade com que se visualiza o comportamento e relações entre variáveis, já que as actuais ferramentas de Geomarketing permitem trabalhar com várias camadas de informação em simultâneo e agregar espacialmente dados que normalmente estão dispostos em formatos tabulares separados, onde as relações entre variáveis são menos perceptíveis.

As técnicas de Geomarketing diferenciam-se dos estudos “convencionais” na forma como todos os dados das variáveis em estudo estão relacionados a um respectivo ponto geográfico, dando origem a mapas de informação de Marketing georeferenciada (ver Geoinformação).

 

Estratégias de Geomarketing

 

Retargeting

Impacte pessoas que passaram por determinados locais.

Proximity

Anuncie para pessoas que estão na área de influência dos PDVs da marca.

In Loco

Influencie a decisão de compra do consumidor dentro do PDV.

DOOH

Impacte pessoas que passaram por mobiliários urbanos ativos com a sua campanha.

 

Estratégia de Cluster

A estratégia de Cluster trata-se do processo de segmentação de público á partir de dados coletados sobre as localizações desse usuário.

Outros dados também são cruzados, formando um grande Big Data com perfis bem assertivos do público, desejos de compra e vivencia no mundo real.

As informações também são cruzadas com o Mosaic Serasa Experian  que permite uma melhor apuração de dados financeiros e de poder de compra desse usuário.

O conjunto dessas técnicas pode trazer resultado de fantástico na segmentação de público, tornando as campanhas mais assertivas.

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