Porque Minha Empresa precisa de “Landing Pages”

As Landing Pages ou Paginas de Destino, são páginas de conversão focadas em transformar o seu tráfego em leads e seus leads em clientes. Sendo utilizada por empresas inovadoras que buscam captação personalizada e qualificação de leads.

Landing Page é parte importante da estratégia de automação de marketing digital que permitem a captura de informações de seus visitantes através de uma oferta, com um formulário e um CTA (Call to Action).

A principal função de um Landing Page é convencer o seu visitante a disponibilizar algumas informações, como nome e e-mail, em troca de algum material digital, como um e-book, ou uma consultoria.

Por isso, existem alguns elementos de extrema importância, que toda Página de Destino deve conter para aumentar o número de leads da sua empresa.

Empresas estão buscando agências de marketing digital qualificadas para elaborar as estratégias de automação de marketing digital e também a construção de landing pages.

 

Veja alguns elementos importantes:

  • A Página sempre deve sempre ter uma leitura agradável e objetiva.
  • Não desvie a atenção do usuário para sua Fan Page por exemplo, foque no Call-to-Action.
  • Sempre deve ser aplicada a estratégia A/B para avaliar qual página está convertendo mais.
  • Integração com um sistema de automação em marketing.
  • Informações completas sobre conteúdo.
  • Gerar tráfego é muito importante.

 

Fomulário de uma Landing Page

O primeiro e mais importante item de uma Landing Page é o formulário. Para uma página ser considerada uma página de conversão ela precisa, obrigatoriamente, conter elementos para viabilizar essa conversão, certo?

Em muitas Landing Page’s o formulário qualificativo dos visitantes é o elemento fundamental para que a conversão de fato aconteça. É através dele que o seu visitante, até então desconhecido, irá disponibilizar as informações necessárias para tornar um lead.

Por ser um dos elementos mais importantes de uma Landing Page, é preciso planejá-lo com muito cuidado, sempre buscando as informações mais importantes. Formulários com muitos campos para serem preenchidos geralmente desestimulam os visitantes.

Neste primeiro momento, colete apenas as informações mais importantes sobre o seu visitante, como nome, e-mail, e profissão ou empresa que trabalha, dependendo da relevância dessas informações para o seu negócio. Para que esse visitante se torne um lead, tudo que você precisará é do e-mail desse visitante e da permissão dele para o início de um relacionamento e engajamento.

Estratégias de Inbound Marketing

Dificilmente, um visitante navegará no seu site pela primeira vez, ou encontrará um anuncio sobre seus produtos, e imediatamente realizará uma compra.

Existe sempre um período médio de compra de as vezes é demorado as vezes é imediato, sempre se deve levar em consideração muitos aspectos do negócio quando o assunto é ciclo de compra.

O que no Inbound Marketing são conteúdos originais, geralmente produzidos com informações de que levam o visitante a uma jornada de compra, assim ajudando os visitantes a evoluírem no seu funil de vendas.

Em outras palavras, quando criamos uma oferta, estamos na verdade criando uma oportunidade do seu visitante conhecer melhor o seu negócio e os benefícios dos seus produtos ou serviços.

Essa oferta não precisa necessariamente falar sobre o seu negócio, ela pode trazer novidades sobre o seu mercado, dicas relevantes para os seus clientes ou até mesmo descontos promocionais. Fica a critério da sua empresa.

O importante é que ela seja atrativa, e acrescente algum tipo de conhecimento em seu visitante ou lead. Conhecimento esse que possivelmente fará com que esse contato evolua, se interesse mais pela sua empresa, e ocasionalmente evolua no seu funil de vendas.

Vale lembrar que, a Landing Page é o principal canal de “venda” desse conteúdo, afinal, é nela que o seu visitante irá decidir se ele deseja disponibilizar seus dados em troca do seu conteúdo ou não.

Por isso, é preciso que o seu conteúdo esteja disponível de forma clara e objetiva. Para isso, elementos visuais, como imagens e alguns destaques podem trazer resultados positivos quando bem utilizados.

 

A anatomia De uma Landing Page

As landing pages de marketing digital são compostas por um grupo de elementos definíveis. Esses blocos de construção representam a base da maioria das páginas e podem ser usados ​​como um guia ao definir e criar seu conteúdo.

Existem 5 elementos principais obrigatórios em qualquer página de destino, que podem ser divididos em uma lista mais detalhada de blocos de construção:

  1. Sua proposta de venda exclusiva (USP)
    1. O título principal
    2. Um título de apoio
    3. Uma declaração de reforço
    4. Um argumento de fechamento
  2. O tiro do herói (imagens / vídeo mostrando o contexto de uso)
  3. Os benefícios da sua oferta
    1. Um resumo da lista de pontos de bala de benefícios
    2. Benefício e recursos em detalhes
  4. Prova social (eu vou ter o que ela está tendo)
  5. Uma meta de conversão única – sua frase de chamariz (CTA) (com ou sem um formulário)

 

Veja como é a composição básica de uma Landing Page

landing Page Autonomia
Autonomia básica de uma Landing Page

 

Título da Lading Page

Além dos elementos visuais, a sua oferta precisa também de um título atrativo e convincente. O seu visitante só irá disponibilizar suas informações se estiver claro para ele o que ele estará ganhando em troca.

O seu título precisa resumir o seu conteúdo de forma atrativa e criar uma sensação de necessidade para o seu visitante. Algumas palavras como “O guia definitivo” ou “Dicas de sucesso” podem ajudar na conversão.

 

O exemplo acima mostra como um título chamativo – The ultimate guide to Lading Page otimization, ou em português: O guia definitivo de otimização para Landing Page – gera uma sensação de urgência e pode até converter mais leads. Faça testes para descobrir um título que realmente agrade o seu público.

 

Descrição atrativa

Outro elemento muito importante que uma Landing Page precisa ter é uma descrição atrativa sobre o conteúdo que está sendo disponibilizado. Essa descrição é mais uma oportunidade de convencer o seu visitante a adquirir o seu conteúdo em troca de suas informações.

Por isso, é preciso utilizar argumentos relevantes e objetivos.

Se a sua descrição não estiver clara e objetiva o suficiente, provavelmente o seu visitante não irá se interessar pelo seu conteúdo e consequentemente abandonará a sua Landing Page sem deixar nenhuma informação.

Um dica muito importante é dividir o seu conteúdo em tópicos.

Muitas empresas de marketing, quando vão criar o conteúdo para uma Landing Page, utilizam perguntas ou dúvidas de seus clientes em suas descrições. É uma estratégia interessante para atrair o interesse dos visitantes e tornar mais objetivo as informações disponibilizadas na oferta.

 

Call to action

Cada atitude realizada por um visitante é avaliada em seu próprio pensamento. Por exemplo: antes de clicar em um botão, um usuário mais assíduo prevê em seus pensamentos o que pode acontecer, e assim ele avalia se deve ou não clicar naquela área.

Pensemos em todo o processo de criação de uma Landing Page até agora. Você já criou a sua oferta, encontrou elementos visuais que podem auxiliar em sua conversão, criou um formulário enxuto e relevante para a sua empresa, pensou no conteúdo de forma clara e objetiva. Temos agora um ultimo e muito importante passo: criar um CTA ou Call to Action arrematador.

Caso o conceito de Call to Action não esteja muito claro para você, confira o conteúdo:

O que é Call to Action (CTA)

O CTA de uma Lading Page é o principal indicador de sucesso da sua página.

Se o seu visistante clicar, significa que todo o seu trabalho até agora foi aceito positivamente pelo seu público, e eles ficarão interessados quando estiverem diante dessa página.

Por isso, ao criar o CTA da sua Lading Page, você precisa levar em consideração o tamanho do seu botão de ação, a posição que ele ficará em sua página, que cor será usada e principalmente qual texto deverá conter.

 

Conclusão

Se você quer implementar um processo eficiente de Inbound Marketing com a construção de Landing Pages em conjunto com estratégias de automação marketing.

 

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